É normal o bebê roncar? É normal a criança roncar?
Reposta: o ronco não é normal em nenhuma idade. Seja criança ou adulto.
Nas crianças existe o ronco transitório: geralmente causado após quadros gripais, acessos de rinite e até simples resfriados. Esse tipo não causa muita preocupação, pois melhora com o tratamento.
Mas se bebê ronca durante meses, se está associado a algum sintoma como sufocação noturna, se o bebê respira pela boca, se a criança baba muito enquanto dorme, tem sono agitado e acorda frequentemente, provavelmente é um quadro de apneia do sono na criança.
O bebê ronca quando há uma obstrução parcial ou total das via aéreas. Isso precisa ser investigado, pois algumas causas são resolvidas com tratamento clínico, mas outras só se resolvem cirurgicamente.
As principais causas de ronco na criança são:
-aumento de amígdalas e adenoides (hipertrofia de adenoides e amígdalas),
-rinite alérgica,
-desvio do septo nasal (mais comum em aldultos),
-doenças neurológicas,
-obesidade infantil,
-doenças endócrinas (doenças hormonais)
obs.: a popularmente chamada de "carne esponjosa no nariz", as adenoides são possíveis causadoras de ronco na criança.
O tratamento da criança que ronca está diretamente ligado à causa. Portanto, uma consulta com especialista é necessária. O otorrinolaringologista é um dos principais profissionais indicados para essa avaliação. Inclusive, se a causa for endocrinológica ou neurológica (mais raras no público infantil) há necessidade de um trabalho de equipe multidisciplinar.
O tratamento é cirúrgico é indicado nos casos de alteração da anatomia do nariz ( normalmente é feta a retirada de amígdalas e adenoides grandes que obstruem a passagem de ar, sem melhora com o tratamento clínico otimizado ). Obstrução da passagem de ar pelas narinas também pode ser causada por cornetos nasais grandes ou desvio de septo. O tratamento cirúrgico, quando bem indicado é extremamente eficiente, com melhora completa dos sintomas obstrutivos.
O principais sintomas associados à criança que ronca são:
dor de cabeça, agitação noturna (a criança não para quieta na cama), nasalidade da voz ("voz fanhosa"), hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade escolar, irritabilidade, sonolência diurna, faz xixi na cama (enurese), entre outros.
Comments