• Foto do escritordr. rodolfo bissoli

Carne esponjosa no nariz: adenóides.

Como saber se seu filho tem carne esponjosa no nariz?

As adenóides são duas glândulas de tecido linfoide (sistema imunológico do corpo, assim como as amígdalas e os linfonodos). Nós temos duas adenoides que crescem e se transformam numa massa única, que fica lá no fundo das narinas, atrás e acima do céu da boca (palato). Portanto, ao contrário das amígdalas, as adenoides não conseguem ser vistas ao abrir a boca. Como as mesmas se situam na região mais posterior da cavidade nasal, geralmente o diagnóstico é feito através de endoscopia nasal (uma microcâmera acoplada num endoscópio flexível que acessa pequenas cavidades - um exame indolor e que pode ser feito sem sedação).

carne esponjosa do nariz
Amígdalas e Adenóides

Todos nascemos com adenóides. Elas crescem na infância, aumentam até os 4-5 anos de idade e começam a regredir após os 6 anos. Elas não são um problema. No entanto, existem alguns casos onde as adenóides crescem demais e ficam com aspecto de uma grande "carne esponjosa", causando obstrução da passagem de ar pelo nariz. É uma doença mais comum na infância, por conta desse crescimento na fase escolar. Não é comum ser encontrada em adultos.

Sintomas comuns causados pelas adenóides grandes são:

- Roncos noturnos, sono agitado e apneia (engasgos com paradas respiratórias ocasionais)

- Obstrução nasal e respiração pela boca (respirador bucal).

- Otites frequentes

- Sinusites recorrentes (podendo causar máu hálito).

- Saída constante de secreção pelos olhos (geralmente associado com nariz entupido e catarro)

adenoides carne esponjosa do nariz
Alterações faciais de um respirador bucal

- Respiradores bucais de longa data podem desenvolver alterações anatômicas na face, boca e dentes.

⁣Qual o tratamento?

Existem situações que não respondem ao tratamento clínico. Nesses casos, quando não se obtém boas respostas, mesmo com medicações em doses elevadas e por tempo prolongado, estará indicada cirurgia de adenóides (cirurgia da carne esponjosa). Não existe uma faixa etária específica para indicação. O que vai definir a indicação da cirurgia é o grau da doença e a ausência de respostas ao tratamento.

cirurgia de adenoides cirurgia de carne esponjosa do nariz
Comparação entre uma adenóide normal e uma adenoide grande e obstrutiva

Durante o ato cirúrgico para retirada das adenoides (também chamado de adenoidectomia), frequentemente as amígdalas também são removidas. A adenoidectomia é uma cirurgia relativamente simples e de curta duração, Realizada pelo médico otorrinolaringologista e é feita sob anestesia geral. A cirurgia isolada das adenoides é um procedimento eficiente com excelentes resultados e boa recuperação - com pouco ou praticamente nenhum desconforto. Normalmente o paciente fica internado apenas por 1 dia. A criança pode voltar a frequentar as aulas após 1 a 2 semanas, evitando também atividades físicas.