top of page
Buscar
  • Foto do escritordr. rodolfo bissoli

Estou com dor de ouvido. O quê pode ser?

Chamada em termo médico como "otalgia" (do grego: oto - orelha / algia - dor) a dor de ouvido é uma queixa comum no consultório. Muitos pacientes descrevem como "uma das piores dores que já sentiram". Isso tem uma explicação, já que a orelha é uma parte do corpo bem pequena, porém com muitas terminações nervosas. Além disso, muitas vezes a causa da dor não é culpa do ouvido, mas tem origem em doenças de garganta, da articulação da mandíbula, doenças de laringe (onde as cordas vocais ficam) e até provocadas por torcicolo, por exemplo.




Dor de ouvido nem sempre é resolvida com gotas otológicas, ou seja, nem sempre é necessário um "remédio para pingar no ouvido", já que podem existir outras causas fora da região. Por isso é importantíssimo procurar um profissional para avaliação, diagnóstico e tratamento precoce.


É importante ressaltar que alguns hábitos e atividades estão relacionados com dor de ouvido. Esportes e práticas aquáticas, o hábito de "coçar" o ouvido com palitos, grampos ou até mesmo cotonetes podem causar lesões microscópicas que podem gerar inflamação e até uma infecção - tudo isso vem acompanhado de dor.


Como existem muitas causas, reforço a importância de uma avaliação médica para que seja realizado o tratamento adequado e evitar complicações. Nesses casos, não se deve manipular o ouvido, muito menos pingar fórmulas caseiras (álcool, azeite morno, leite materno, etc) pois pode piorar a situação e atrasar o tratamento correto.


Peço atenção especial às crianças, já que são sintomas que surgem rapidamente causando muito desconforto e sofrimento para os pequenos. Geralmente não consequem explicar muito bem o que estão sentindo. Os pais devem ficar atentos para alguns sinais: crianças que tocam muito a orelha e não deixam ninguém encostar na região, perda de apetite, febre e alteração do comportamento (desde irritabilidade até abatimento do estado geral).


Ao iniciarem sintomas de dor, inicie o analgésico habitual (por exemplo: dipirona, paracetamol, ibuprofeno) e procure atendimento de imediato. Se você mora na Serra, Vitória ou Vila Velha e está procurando atendimento. Ligue para a Centermed: 3337-4148. Ou clique aqui para marcar uma consulta via whatsapp.







232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page