O quê é Rinite Alérgica?
A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos. Os principais sinais apresentados são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.
O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões. O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo.
Sabemos que existe um componente genético nas alergias. Quando ambos os pais tem rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%. Quando a pessoa que carrega essa predisposição em contato com um alérgeno, passa a ser reativa a ele e não mais tolerar o contato. Essa reação em geral acontece nos primeiros anos de vida, mas pode ser mais tardia.
Exitem casos de rinite não alérgica, que fazem diagnóstico diferencial.
Causas
O que provoca rinite?
Várias substâncias presentes no meio ambiente são alergênicas, mas predominam a poeira, o pólen e alguns alimentos. A poeira doméstica é a principal responsável pela rinite em boa parte do Brasil. Esta poeira tem vários componentes, como restos de pelos de animais, descamação da pele humana e de animais e restos de insetos, bactérias, fungos, ácaros, etc. Os sintomas podem aparecer durante todo o ano ou podem ser sazonais.
A alergia alimentar é menos frequente e, em geral, dá outros sintomas além da rinite, como na pele e no sistema gastrointestinal. Embora qualquer alimento possa causar uma reação alérgica, os mais implicados são leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos.
Fatores de risco
Pessoas que apresentam outras doenças alérgicas, como asma, eczema (dermatite) e a conjuntivite alérgica, carregam um maior risco para rinite de origem alérgica.
Sintomas de Rinite alérgica
Surgem logo após entrar em contato com o alérgeno. Os principais sintomas da crise de rinite alérgica são:
-Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
-Problemas com odores
-Coriza
-Lacrimejamento nos olhos.
Outros sintomas demoram mais para aparecer e são mais prolongados:
-Diminuição da audição e diminuição do olfato
-Olhos inchados
Diagnóstico de Rinite alérgica
O relato dos sintomas que a pessoa sente é muito importante para diagnosticar a rinite alérgica. Algumas informações como a época do ano em que pessoa manifesta os sintomas ou se ela identifica alguma substância que desencadeie as crises auxiliam o médico.
O teste de alergias pode revelar os alérgenos que desencadeiam os sintomas. O teste feito na pele é o método mais comum e mais eficaz para testar e identificar as alergias.
Se você não puder realizar o teste cutâneo (por exemplo, por apresentar uma reação alérgica grave), exames de sangue especiais poderão ajudar no diagnóstico. Exames de sangue podem medir os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias, principalmente a imonuglobulina E (IgE), anticorpo produzido pelo organismo contra os alérgenos.
Um hemograma completo também pode ajudar a revelar alergias.
Tratamento de Rinite alérgica
É uma tríade que envolve: Higiene ambiental / Medicamentos / Imunoterapia
Convivendo/ Prognóstico
Evitar o contato com alérgenos e os cuidados com a limpeza do ambiente são métodos mais fáceis e eficientes para se prevenir das crises de rinite alérgica. Não interrompa o tratamento, a não ser que o especialista o oriente neste sentido.
Siga à risca as orientações médicas para tratamento contra rinite alérgica. Não interrompa o tratamento – a não ser que o especialista o oriente neste sentido.
Complicações possíveis
Rinite alérgica pode levar a outros problemas de saúde, como:
-Roncos (pelo entupimento do nariz)
Rinite alérgica tem cura?
A grande maioria dos sintomas da rinite alérgica pode ser tratada. Algumas pessoas (principalmente crianças) podem se livrar de uma alergia quando ficam mais velhas porque o sistema imunológico se torna menos sensível ao alérgeno. Entretanto, no geral, depois que uma substância desencadeia uma reação alérgica, ela pode continuar afetando a pessoa no longo prazo.
Algumas pessoas (principalmente crianças) podem se livrar de uma alergia quando ficam mais velhas porque o sistema imunológico se torna menos sensível ao alérgeno. Entretanto, no geral, depois que uma substância desencadeia uma reação alérgica, ela pode continuar afetando a pessoa no longo prazo.
Prevenção
Muitas vezes, os sintomas podem ser prevenidos evitando o contato com os alérgenos conhecidos. Esta é, na verdade, a única forma efetivamente comprovada contra as crises de rinite alérgica.
Comments