top of page
Buscar
  • Foto do escritordr. rodolfo bissoli

Rouquidão (com ou sem tosse) - devo me preocupar?

A rouquidão ( alteração da frequência fundamental da voz e do seu timbre) acontece por alteração, principalmente, das cordas vocais (também chamadas de "pregas vocais"). É normal ficar com a voz rouca? Não, rouquidão não é normal. Porém é comum em doenças da laringe e na grande maioria das vezes é uma doença benigna, que não trará riscos à vida.



Rouquidão
Pavarotti - um dos maiores tenores

Existe xarope para tratar rouquidão? Bem, não é tão simples assim. Afinal de contas a rouquidão é uma consequência de algum problema, desde alterações orgânicas até emocionais. Alguns exemplos de doenças que podem causas alteração na voz são: laringite aguda viral, laringite por refluxo, paralisias vocais, doenças estruturais por abuso da voz (falar muito alto, sem preparo adequado - muito comum em cantores principiantes e professores com grande carga de trabalho em sala de aula).


Covid-19 pode causar rouquidão? Sim. A tosse recorrente pode gerar agressão das pregas vocais e, nesse sentido, deixar a voz rouca (devido ao edema - "inchaço" - do órgão fundamental da voz).


Estou rouco há mais de um mês, sem nenhum outro sintoma. Devo me preocupar? Sim! A rouquidão prolongada (mais de 2 semanas) DEVE ser investigada com um otorrinolaringologista, SEMPRE. Apesar da grande maioria dos casos ser benigna, esse sintoma prolongado precisa ser avaliado para diagnosticar possíveis causas graves (por exemplo, câncer de cordas vocais). O diagnóstico precoce é fundamental para detectar o grau de desenvolvimento da doença, definir o tratamento adequado evitando, assim, o mínimo de sequelas e excelentes resultados.


Quem veio primeiro? A tosse ou a rouquidão? Tosse e rouquidão podem ser dois lados de uma mesma moeda. Tosse crônica e prolongada pode causar rouquidão por forçar demais a garganta (causando lesão às cordas vocais). Tosse crônica também deve ser investigada e tratada!



rouquidão
Localização das cordas vocais


Como manter uma voz saudável?

Água! Sempre se hidratar bastante (uma curiosidade: mais de 90% da composição das cordas vocais é água).

Não fumar (é um agressor direto das vias aéreas). Evitar/reduzir consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo destilados.

Profissionais da voz (professores, coachs, radialistas, advogados, cantores, atores, jornalistas, vendedores ambulantes, etc) devem fazer check-up da saúde vocal, anualmente. Esses mesmos profissionais devem ser orientados sobre o uso correto da voz e do aparelho fonatório (que envolve, desde o "aquecimento" vocal, até exercícios respiratórios e do diafragma - principal músculo para nossa respiração).


Muitas vezes, além da consulta, são realizados exames para avaliar diretamente as cordas vocais: a video-laringoscopia e a video-laringo-estroboscopia são ferramentas importantes no diagnóstico.


Acima: cordas vocais vibrando durante a fala. Parece "câmera-lenta" devido à video-laringo- estroboscopia.


Dica extra! Preserve a qualidade da sua voz - evite gritar, evite forçar a voz em timbres que não sejam o seu (falsetes) e procure seu otorrino sempre que tiver sintomas ou dúvidas.

327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page